logos-medrec-colegio-brasileiro-cirurgia-digestiva-1988

Plataforma Educacional
Curso Continuado

Faça sua inscrição agora mesmo!

O Curso de Educação Continuada

O curso de educação continuada é um curso de atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo.

O Curso Continuado é separado por módulos com temas da cirurgia do aparelho digestivo. Transmitido ao vivo, tem abrangência nacional com interação dos 21 capítulos regionais do CBCD.

Público
Alvo

Associados do CBCD, Médicos, Residentes e Acadêmicos de Medicina

Certificado
Online

Certificado do modulo realizado ao vivo

Horário
das Aulas

19h30
às 21h

Aulas em Ambiente Virtual

Transmissão ao vivo pela plataforma Zoom

Programação

Data: 07/03/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenador e Moderador do Módulo I: Prof. Dr. Antonio Carlos L. Campos – Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná e Presidente do CBCD.

  • Pré-habilitação e cuidados nutricionais: Prof. Dr. Antonio Carlos L. Campos – Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná e Presidente do CBCD.
  • Protocolos Multimodais em Cirurgia: Prof. Dr. José Eduardo Aguilar Nascimento – Professor Titular (aposentado) da UFMT, Diretor do curso de Medicina do UNIVAG, Membro TITULAR do CBCD e CBC. Co-Editor da revista ABCD. Pesquisador do CNPq.
  • Antibioticoterapia profilática em cirurgia digestiva: Prof. Dr. Alexandre Coutinho Teixeira de Freitas – Professor do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná.
  • Preparo de cólon: sempre, seletivo ou nunca? Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior. – Professor Associado de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenador de Educação Continuada do CBCD, Coordenador Cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP-HCFMUSP

Debates e Discussão

Data: 04/04/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenador e Moderador do Módulo II – Prof. Dr. Richard R. Gurski -Professor do Departamento de Cirurgia da UFRGS, Chefe do Grupo de Esôfago e Estomago do HCPA, Diretor de Relações Internacionais do CBCD.

Abertura Prof. Dr. Richard R. Gurski

Mesa Redonda

  • Tratamento cirúrgico das grandes hérnias hiatais – Prof. Dr. Ronaldo Mafia Cuenca – Membro Titular e Especialista do CBCD, Diretor de defesa profissional do CBCD, Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR, Professor Adjunto da UNB.
  • Reoperação na DRGE – Prof. Dr. Fernando Antonio Siqueira Pinheiro – Professor e Chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
  • Acalasia de esôfago: O que fazer quando ocorrer a recidiva do tratamento cirúrgico – Prof. Dr. André Brandalise – Doutor em ciências da cirurgia pela Unicamp, Membro titular do CBCD, Membro do Board da International Society for Diseases of the Esophagus.
  • Esofagectomia no câncer esôfago – Prof. Dr. Flavio Roberto Takeda – Professor Livre-Docente pela FMUSP, Médico Assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/ Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP, Fellowship pela Universidade de Keio, Toquio- Japão

Debates e Discussão

Data: 02/05/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenador do Módulo III: Prof. Dr. Paulo Kassab – Professor Titular, Livre Docente, Chefe da Área de Cirurgia Gastroesofágica e Bariátrica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Moderadores:

Prof. Dr. Bruno Zilberstein – Prof. Associado Livre Docente do Departamento de Gastroenterologia da Universidade de São Paulo, Coordenador do grupo de Cirurgia Upper GI da BP, Prof. Titular de Cirurgia Digestiva e Coloproctor da Fac de Medicina São Leopoldo Mandic – Ex-presidente do CBCD

Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo – Professor Titular Livre Docente do Departamento de Cirurgia da UNICAMP – Ex-presidente do CBCD

  •  Quando realmente suspeitar de câncer gástrico familiar? Como investigar?  – Prof. Dr. Paulo Assumpção – Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Pará, Professor Associado da UFPA.
  • Indicações atuais e resultados de mucosectomia e de dissecção submucosa no câncer precoce – Profa. Dra. Regina Rie Imada – Mestre e Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Assistente do Serviço de Endoscopia da Santa Casa de São Paulo.
  •  Qual o real valor da navegação com verde de indocianina na gastrectomia por câncer? – Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Jr – Coordenador de Educação Continuada do CBCD, Departamento de Gastroenterologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenador Cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP-HCFMUSP

Debates e Discussões

Data: 06/06/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenador do Módulo IV: Prof. Dr. Marco Aurelio Santo – Professor Livre Docente e Diretor da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Moderador: Prof. Dr. Paulo Afonso Nunes Nassif – Professor Adjunto de clínica Cirúrgica da Faculdade Mackenzie, Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital do Rocio e do Hospital universitário Mackenzie de Curitiba, Membro titular do CBCD, CBC E SBCBM.

  • Esteatohepatite e Cirurgia Bariátrica – Prof. Dr. Everton Cazzo – Professor Associado Livre Docente do Departamento. de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Mestre e Doutor em Cirurgia pela UNICAMP, Membro Titular do CBCD e CBC.
  • Cirurgia Bariátrica no Idoso – Prof. Dr. Denis Pajecki – Professor Livre Docente pela FMUSP, Supervisor da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HCFMUSP.
  • Obesidade, Câncer e Cirurgia Bariátrica – Prof. Dr. Álvaro Antônio Bandeira Ferraz – Prof. Titular do Departamento de Cirurgia da UFPE, Pesquisador nível 1 do CNPq, Prof. Livre Docente da USP Ribeirão Preto, Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do HC da UFP
  • Cirurgia Bariátrica e Refluxo GastroesofágicoProf. Dr. João Odilo Goncalves Pinto – Mestre em Ciências Médico Cirúrgicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará FAMED-UFCE, Especialização em Cirurgia Digestiva no Hospital Universitário Edourard-Herriot, Universidade Claude-Bernard, Lyon, França, Cirurgião Assistente – Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da UFCE, Cirurgião Assistente – Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Geral de Fortaleza HGF, Supervisor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Geral de Fortaleza HGF, Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva CBCD.

Debatedores:

Prof. Dr. Wilson Rodrigues de Freitas Junior – Professor Adjunto Santa Casa SP, Presidente Capítulo São Paulo CBCD, Presidente Capítulo São Paulo SBCBM.

Prof. Dr. Ronaldo Mafia Cuenca – Membro Titular e Especialista do CBCD, Diretor de defesa profissional do CBCD, Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR, Professor Adjunto da UNB.

Prof. Dr. Marco Tulio Costa Diniz – Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG; Mestre e Doutor em cirurgia pela UFMG; Membro Titular Especialista pelo CBCD, CBC e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Data: 04/07/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenador e Moderador do Módulo V: Prof. Dr. Antonio Carlos L. Campos – Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná e Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva – CBCD.

  • Conceito e Manejo Inicial da Insuficiência e Falência Intestinal – Prof. Dr. Antonio Carlos Weston – Chefe do Serviço de Cirurgia Geral da Santa Casa de Porto Alegre, RS.
  • Indicações e manejo do Transplante de Intestino e Multivisceral – Prof. Dr. Rodrigo Vianna – MD; Ph.D.  Professor e Diretor do Serviço de Transplantes de Órgãos Sólidos da Universidade de Miami – Jackson Memorial Hospital, USA.
  • Importância e maneiras de se reinfundir o quimo na alça distal em pacientes portadores de fístulas digestivas e ostomias de alto débito – Prof. Ian Bissett – Professor de Cirurgia Colorretal e Diretor do Serviço Nacional de Falência Intestinal de Adultos do Auckland City Hospital, da Universidade de Auckland, Nova Zelândia.

Discussão

Data: 01/08/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenador do Módulo V: Prof. Dr. José Jukemura – Professor livre docente da disciplina de cirurgia do aparelho digestivo da FMUSP e diretor do serviço de vias biliares e pâncreas do hospital das clínicas FMUSP

Moderadores: Prof. Dr. Marco Aurélio Raeder da Costa – Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Mestre e Doutor e Clínica Cirúrgica pela UFPR, Ex-Fellow de Cirurgia Hepatobiliopancreática e de Transplante de Fígado pela Lahey – Burlington, MA, EUA

Prof. Dr. Júlio Cezar Uili Coelho – Professor Titular e Chefe da Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático da Universidade Federal do Paraná. Ex- Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

  • Indicações E Técnicas De Pancreatectomias Minimamente Invasivas Prof. Dr. Ricardo Cotta – Mestre em ciências cirúrgicas UFRJ, Coordenador da residência de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Instituto D’or / RJ, Fellow do American College of surgeons.
  • Limitações E Complicações Das Ressecções Pancreáticas Prof. Dr. Eduardo Ramos – Professor Associado de Anatomia da Universidade Federal do Paraná, Cirurgião de Fígado, Pâncreas e Transplante do Hospital Nossa Senhora das Graças Curitiba – Paraná.
  • Dicas De Manejo Perioperatório Em Pancreatectomias – Prof. Dr. Guilherme Namur – Doutor em Ciências pelo programa de Ciências em Gastroenterologia pelo Departamento de Gastroenterologia da FMUSP, Cirurgião do Ap. Digestivo do Instituto Do Câncer do Hospital das Clínicas da FMUSP

Data: 05/09/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenadores:

Prof. Dr. Wellington Andraus – Professor Livre Docente do Departamento de Gastroenterologia FMUSP, Coordenador do Serviço de Transplante de Fígado HCFMUSP,

Professor do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Gastroenterologia FMUSP

Prof. Dr. Paulo Herman – Professor Associado Faculdade de Medicina da USP: Chefe do Serviço de Cirurgia do Fígado do HCFMUSP.

 

  • Cirurgia do CHC no cirrótico com punção limítrofe – Prof. Dr. Marcelo Enne – Cirurgião da Equipe Multidisciplinar Hepatobiliar/Transplante Hepático (Complexo Hospitalar de Niterói e Hospital Samaritano/Botafogo), Hospital Federal de Ipanema / Serviço de Cirurgia – Sessão Hepatobiliar, Mestre Cirurgia Abdominal UFRJ
  • Transplante de Fígado nos doentes crônicos com descompensação aguda (Acute on chronic) – Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque – Professor Titular e Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas – Departamento de Gastroenterologia – FMUSP
  • Caso Clínico – Prof. Dr. Vagner Birk Jeismann – Cirurgião do Aparelho Digestivo, Médico assistente do serviço de cirurgia do fígado HCFMUSP

Debatedores:

Prof. Dr. Marco Aurélio Raeder Da Costa – Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Mestre e Doutor e Clínica Cirúrgica pela UFPR, Ex-Fellow de Cirurgia Hepatobiliopancreática e de Transplante de Fígado pela Lahey – Burlington, MA, EUA

Prof. Dr. Claudemiro Quireze Junior – Professor Associado de Cirurgia do Aparelho Digestivo da FMUFG. Membro Titular do CBCD.

Data: 03/10/2023

Horário: 19:30h às 21:00h

Transmissão: Zoom

Coordenador: Dr. Carlos Frederico S. Marques

Moderador: Dr. Sergio Carlos Nahas

Discussão de Casos Clínicos

Caso 1:

  • Câncer colorretal – Dr. Lucas Morales Bassi

Debatedores: Dr. Carlos Frederico S. Marques / Dr. Caio Nahas / Dr. Guilherme Cotti / Dr. Robert William de Azevedo Bringel

Caso 2:

  • Doença Orificial Fístula e Abscesso – Tratamento cirúrgico – Dra. Vitória Ramos Jayme

Debatedores: Dr. Rodrigo Ambar Pinto / Dr. Isaac Corrêa Neto / Dr. José Américo Bacchi Hora / Dr. Fang Chia Bin

Caso 3:

  • Doença Inflamatória Intestinal sem Resposta ao Tratamento Clínico – Dr. Arthur Youssif Mota Arabi

Debatedores: Prof. Dr. Carlos Walter Sobrado / Dr. Lucas Sobrado / Dr. Marley Ribeiro Feitosa / Dr. Arceu Scanavini

Data: 07/11/2023

Horário: 19:30 às 21h   

Transmissão: Zoom

Moderadores: Prof. Dr. Paulo Amaral – Diretor científico do CBCD Bahia, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar.

Prof. Dr. Flavio Takeda – Professor Livre-Docente médico assistente – ICESP HC FMUSP, Fellowship pela Universidade de Keio, Toquio- Japão

“Novos Sistemas e tecnologias robóticas” (12 min)

Prof. Dr. Ricardo Abdalla – Coordenador médico do Laboratório de Cirurgia LEPIC HCFMUSP

Discussão

“Cirurgia Robótica Digestiva – vídeos selecionados”

1 – Hérnias Complexas da Parede Abdominal (12 min)

Dr. Thiago Nogueira Costa – Médico assistente do Serviço de Vias Biliares HC FMUSP

2 – Bariátrica no super obeso (12 min)

Prof. Dr. Denis Pacjecki – Professor Livre Docente da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabolica do Hospital das Clínicas da FMUSP

Discussão

3 – Anastomoses Pancreáticas (12 min)

Prof. Dr. Ricardo Cotta Pereira – Coordenador do programa de residência médica em cirurgia da rede D’Or / RJ, Membro da câmara técnica de cirurgia do CFM

4 – Sistematização da Cirurgia no meso reto (12 min)

Prof. Dr. Carlos Frederico Marques – Professor Diretor- Serviço de Cirurgia do Cólon, Reto e Ânus – Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia – HCFMUSP/ICESP

Discussão

Investimento

O pagamento poderá ser realizado por módulo avulso ou pacote (9 módulos). Aceitamos PIX, Boleto ou Cartão de Crédito

Avulso:

Médico associado do CBCD quite com anuidade de 2022 | Gratuito
Residente e Acadêmico associado do CBCD   | Gratuito
Médico Não Associado | R$100,00
Residente e Acadêmico não associado | R$50,00

Pacote:
Médico associado do CBCD quite com a anuidade de 2022 | Gratuito
Residente e Acadêmico associados do CBCD | Gratuito
Médico Não Associado | R$500,00
Residente e Acadêmico não associado | R$250,00

soucbcd

Cupom de Desconto 100%

Para associados adimplentes do CBCD

Curso Continuado e Webinars

res&ac50%

Cupom de Desconto

Residentes e Acadêmicos 50%

NÃO ASSOCIADOS

Residentes e Acadêmicos
A anuidade do CBCD é gratuita para você!!

Certificação

O certificado será somente digital.

No final de cada módulo, o certificado ficará disponível no acesso restrito do aluno no portal de inscrição do curso/módulo.

Não será enviado através dos correios ou por e-mail.

Terá acesso ao certificado somente o aluno que participar no dia de cada módulo (transmissão ao vivo).

O aluno deverá se identificar com Nome e Sobrenome ao acessar a sala de aula. Caso o aluno acesse sem a identificação correta, o certificado não será gerado.

Política de cancelamento de inscrição e reembolso:

A solicitação de cancelamento deverá ser realizada através do e-mail eventos_cursos@cbcd.org.br

 – Até 10 dias antes do início do curso, para compras em pacote

 – Até 7 dias antes do início do módulo, para compras avulsas.

Para solicitação de cancelamento ou desistência após o prazo estipulado não haverá reembolso.

O reembolso será realizado até 30 dias após a identificação do pagamento, com retenção de 15% do valor pago.

Inscrições duplicadas serão devolvidas até 30 dias após identificação no sistema da efetiva duplicidade.

Em caso de não participação, o valor pago não será reembolsado.

O reembolso será realizado na conta corrente bancária que tenha o aluno do curso como correntista.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a nossa equipe!

Você também pode gostar

CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 6° andar – Salas 10 e 11 CEP: 01318-901 - Bela Vista - São Paulo, SP

+55 (11) 3266-6201 | +55 (11) 3288-8174

chatbot@cbcd.org.br

Copyright © 2023 – CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Rolar para cima